quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"Medolicidade"

O meu primeiro dia em BCN foi um misto de medo aterrorizante e felicidade absoluta. Ao desembarcar, muito tensa, sai do avião correndo como quem está atrasada para um compromisso importantíssimo, na minha frente apenas um casal. Saí num terminal gigantesco, andei muuuito seguindo apenas as placas "recogida de equipajes" e o casal que vinha no meu voo, quando eles resolvem mudar de direção e ir ao banheiro. Que ótimo!! Caí numa sala com no mínimo 30 esteiras rolantes e umas indicações muito confusas. Bateu o primeiro desespero, o segundo viria após todas as malas sairem da esteira e eu constatar que a minha ainda não tinha aparecido, o terceiro ao ser parada na saída do desembarque por um funcionário do aeroporto perguntando de onde eu vinha por causa de uma etiqueta verde na minha bagagem. Mas todos esses problemas foram solucionados muito rapidamente, era só a tensão que me fazia imaginar que eu ia ficar o dia inteiro andando de esteira em esteira, preenchendo formulário de bagagem extraviada e explicando em péssimo portunhol que minha malinha não tinha nada demais - além do kit feijoada da Samara, claro.

Fui recebida com muito carinho e calor por minha amiguinha, que mudou o horário do trabalho por minha causa, me levou pra casa e fez um almocinho pra gente. Conversamos muito e contei pra ela que não tava me sentindo bem, que tava com medo, que nunca ia conseguir falar uma única palavra em espanhol. Ela tentou me acalmar contando a experiência dela, mas ouvi-la me fez ficar mais e mais assustada. Só em pensar que em pouco tempo deveria estar na universidade fazendo minha matrícula e entrando de paraquedas numa sala de aula em que as pessoas já se conheciam, dava vontade de me jogar no avião de volta pra casa. Pensei umas 20 vezes antes de ir pra aula no mesmo dia, mas fui!

FOTO: PRIMEIROS MOMENTOS. ALMOCINHO ESPECIAL.

Samara me deu mapas, me esnsinou a andar de metrô, me emprestou seu celular, me deixou na faculdade e perguntou se eu queria ajuda na matrícula. Mas ela tava atrasada, melhor não abusar depois de tanta atenção. Foi a hora em que veio o mantra: "Vai, vai, vai, vai, deixa de besteira!" Respirei fundo e hablei español pela primeira vez. A senhora do outro lado do balcão me disse que nao poderia me matricular pois minha vaga tinha expirado [!!!!!]. - Mas minha senhora, tenho um email dizendo que posso me matricular até "beintedóss", hoje ainda são "diessenuebe". Lá fui eu pro meio da rua atras de um cyber e uma impressora imprimir o bendito email. Foi exatamente aí que acabou a parte do medo e veio a felicidade.

Andando pelas Ramblas, uma espécie de calçadão turístico onde está "ubicada" minha faculdade, comecei a esquecer que estava procurando um computador. Uma das informações que pedi me levou pra uma ruazinha transversal e eu avistei uma praça, fui até lá... e já era!!! Comecei a ver coisas lindas e seguir em frente. O lugar é um bairro gótico, cheio de bequinhos estreitos, curvos e em aclive, paredes de pedra, construções lindas, luminárias incríveis. Lojinhas por todos os lados. Andei, andei, encontrei dois palácios com uma praça no meio. comecei a não acreditar no lugar em que estava. Senti o vento frio no rosto, olhei pras pessoas, pras folhinhas de outono no chão e me senti livre, diferente, num filme, num sonho, numa vida nova. Para minha sorte estarei nesse lugar todos os dias. Prometo levar a câmera e compartilhar um pouco.

Me senti mais forte ainda ao conseguir encontrar o tal cyber depois de muitas voltas, imprimir o documento, voltar na universidade e resolver meu primeiro pepino em lígua estrangeira. Marquei de encontrar com o Márcio, que estava saindo do trabalho, outro abraço receptivo e caloroso. Voltamos pra casa e eu me senti em casa também.

7 comentários:

  1. "Continue a nadar, continue a nadar, nadar, nadar, nadar...."
    Bjs e felicidades do seu "ex-amigo".

    ResponderExcluir
  2. Amiga amada,
    Vejo que esse seu blog irá despertar muito a curiosidade dos seus amigos e familiares. Estou curtindo muito a oportunidade de estar mais pertinho de vc e poder usar minha imaginação com suas maravilhosas histórias. E ao mesmo tempo saber que está tudo dando certo! Fica com Deus! E não se preocupe, pois cada dia será melhor, tenha fé! Um cheiro com muita saudade da sua amiga que te ama:
    Sarinhah. ;P

    ResponderExcluir
  3. Amiga mary.

    A cada textinho a saudade aumenta.

    Vontade de estar aí, andando pelas ramblas e curtindo demááás.

    Aproveita mary.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Vai vai vai!!!! deixa de besteira, vai, vai!!! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Adoreiiiiiii o comentário do Ernand...tua cara realmente e um super estímulo...foi poético!! uahauhauhauhauh mas é verdade amiga...continue a nadar porque tenho certeza que vc vai conquistar todos os mares...pq vc é uma peixinha lindaaaaaaa, inteligente,de uma sabedoria incrível,perfeita! Te amo!

    ResponderExcluir
  6. Meus fundamentados receios frente ao desconhecido velho mundo e a saudade que aperta meu peito de hora em hora, quase se desvaneceram por completo, quando soube das tuas tentativas e acertos, do teu encantamento com o novo, os teus sonhos, a tua visão otimista e esperançosa e por saber que estás no meio de pessoas que também te amam.
    Adoro-te, filha linda!

    ResponderExcluir
  7. Meninaaa! Que coisa! Ainda bem que conseguiu! Eu acho q eu tinha travado total! Eu travo até aqui com "nativos". Imagina lá! Num digo q é poderosa! hauhauha (postando do último pro primeiro!)
    bjos!

    ResponderExcluir