sábado, 24 de outubro de 2009

Sobre a Faculdade

Como deu pra perceber pelo post anterior, eu não consegui ir no primeiro dia pra minha aula. Primeiro assim, né? Minhas aulas já haviam começado havia 2 semanas quando cheguei em Barcelona. No total perdi 10 dias de curso. No dia em que finalmente deu tudo certo eu resolvi ir mais cedo e passar antes na escola de espanhol para estrangeiros e saber os horários e preços dos cursos. Mal sabia eu que já poderia fazer o teste de nível e que ele era enooorme, o que me atrasaria pra minha primeira aula da faculdade. Fiz o teste. Cansei a munheca de tanto escrever, esperei um pouco pelo resultado e tcharaaaamm.. Nível 2! Me maaata de orgulho Clarinha!! Hehehe! Achei que ia ficar no Nível-prego-antes-do-um. E olha que meu nível 2 não tem nada a ver com falar português, pois o teste para brasileiros e italianos é diferenciado, exatamente pelas semelhanças entre as líguas.

FOTO: MEU TESTE DE NÍVEL DE ESPANHOL. AINDA BEM QUE DESFOCOU. UFA!

Cabou-se o teste. Corre pra faculdade, passa na secretaria, assina uns papéis (detalhe: em catalão. espero não ter assinado uma doação de todos os meus bens pra senhora-pouco-simpática que me atendeu), procura o número da sala num painel, procura a sala, procura antes a escada pra subir, não encontra, sobe de elevador mesmo, anda, anda, encontra a sala, se joooga na sala. Claro que o professor já estava lá, assim como todos os alunos. Entrei arfando direto pro fundão, o prof. perguntou meu nome e de onde eu vinha eu disse com um sorriso: - Clara, soy brasileña! Respostinha que tive: - Ah sim.. vindo de tão longe entendo que esteja atrasada. Rééé! Na testaa! Na verdade aquele também era o primeiro dia do prof. e ele não sabia que eu estava chegando pela primeira vez, mas só fui entender isso depois.

Sentei no fundão, a menina que estava na minha frente virou, olhou pra mim e sorriu com alegria, como se me conhecesse de algum lugar ou coisa do tipo. Desvirou e na hora do intervalo veio falar comigo. Brasileira! Sempre tem, né? A turma tem uns 20 alunos apenas: duas brasileiras, uma portuguesa, dois colombianos, um venezuelano, uma cubana, um árabe, um americano com cara de mexicano, e, se não me engano, os outros são espanhóis vindos de outras partes da espanha.. nenhum catalão! Acho que isso é bom, afinal tá todo mundo ali com interesses em comum, longe das famílias, creio que isso pode unir bastante a turma. Não fiz muita amizade ainda, conversei mais com a brasileira e a portuguesa por causa da língua, e com os latinos, porque eles são bem expansivos e gostam de perguntar, de fazer amizade. Pelo que notei o núcleo de "imigrantes" da turma já está se reunindo pra sair, combinado jantares e festinhas. Fui até convidada pra ir pra um jantar na sexta, mas era o dia da feijoada de aniversário da Samara e não pude ir. Espero superar a minha timidez que já me é peculiar, agravada com a vergonha de falar meu portunhol torto, e ir aos poucos me agregando à turma.

A Faculdade, como já disse, fica num bairro incrível. A sede é novíssima, linda por dentro e por fora. A fachada é clássica, antiga, com janelinhas e sacadas (assim como a maioria dos prédios das Ramblas) e tem anexo um prédio mais moderno. Por dentro ela tem cara de escola de design mesmo, com uma sinalização legal, umas paredes pretas outras vermelhas, uma com intervenções tipográficas, salas equipadas com Imacs. Cantina pro lanchinho? Rá Rá Rá... tem uma sala de paredes vermelhas com mesões pretos grandes, uma máquina de café e chocolate, uma de bebidas, uma de snacks (moedinhas, pra que te quero!) e um microondas pra quem quiser esquentar algo. Essa sala dá pra um pátiozinho central onde vão os fumantes. E os intervalos duram de 5 [!!!] a 15 minutos, dependendo do humor do professor. Vamos combinar que 15 minutos no meio de 4h de aula é pouco. Ah, do lado de fora tem um mercadinho dos paquis (redução de paquistaneses, que aqui é uma praaaga. Nem todos são paquistaneses, mas todos têm a mesma cara) onde dá pra comprar uns lanchinhos também, mas o preço é o triplo do supermercado.

FOTO: UMA DAS FACHADAS DA FACULDADE.

Mas vamos pro que interessa mesmo: as aulas! Não tive muitas ainda, mas pelo que já vi vão ser sensacionaaais. Os professores são bem preparados, sabem do conteúdo mesmo. Não é como as aulas que tive na graduação e até na pós em que, quase sempre, você fica pensando que poderia perfeitamente dar aquela aula pelo professor. Me lembro que na Unifor tinha professor que levava peças publicitárias lindas e maravilhosas, cases de sucesso e na hora em que a gente via o portfólio dele.. puf! Nível baixíssimo. Enquanto aqui tive aula com um publicitário que trabalhou em grandes agências multinacionais na europa, que mostrou cases lindos e maravilhosos também, mas muitos de autoria do próprio. Aí você se sente bebendo da fonte. Me surpreendi com a ênfase em publicidade que o curso tem, não sei se apenas nesse início mais teórico. Achava que ia ser bem mais voltado pro design gráfico, mas tô gostando muito disso.

Ah.. e papel é coisa do passado, viu? Todas as informações do curso, das aulas, dos trabalhos, são passadas por um blog. Os professores não querem nem conversar com você sobre dúvidas, é "Me manda um e-mail" pra cá, "Me adiciona no facebook" pra lá. A coordenadora do curso falou: - Estou aqui de 16h às 20h, mas se tiver alguma dúvida me liga que é melhor. Vai entender... Acho que sobre a facul, por enquanto é isso. No dia em que me sentir menos "prega" tiro fotos da parte interna, das pessoas e posto aqui. Saudade de tamanho do mundo de tudo e de todos!!

6 comentários:

  1. Ai amiguinha to amando ler suas histórias, todas com sua comédia despretenciosa...morro de rir de situações que já imagino o que vc pensa e como age!!! OooOO saudade de conviver com vc! Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro dia de aula.....Primeiro dia de aula.....Primeiro dia de aula.......

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga...fico feliz por vc! Como disse a Bellinha, fico imaginando as situações que vc está passando e os mistérios que está desvendando. Muito legal! Beijão e realmente a saudade está gigante! Fica com Deus! Te amo! ;)

    ResponderExcluir
  4. Maryyyy e suas histórias mirabolantes.
    Adoooro e atoche as própria fotos das instalações com paredes pretas e vermelhas e sinalizações e mesas pretas e fotos também dos paquis (fiquei curiosa pra saber como são as feições desse povo).

    Besos.

    ResponderExcluir
  5. Deveria haver uma lei que obrigasse os donos a atualizarem seus blogs com novas e imagens constantemente e assim evitarem a ansiedade daqueles que os amam e que machuca, sabia, Clarinha?

    ResponderExcluir
  6. Caia,
    cada dia fico mais feliz por ti,e ainda mais que dscobri depois de 26 anos que escreves bem...... muitos bjs...
    nossa casa está um vazio, duas criaturas solitárias, Lina e eu
    te amo

    ResponderExcluir