terça-feira, 9 de março de 2010

Sonho de Inverno

Ok, esse mundo virou de cabeça pra baixo mesmo. Os teasers de 2012 continuam bombando por aí. Depois de terremotos, tsunamis e ondas de calor eis que resolve NEVAR em Barcelona. Ontem acordei e a China me diz: "Clarita, mira la ventana." E lá fora estavam caindo os floquinhos brancos. Alguém sabe o que isso significa? Bom.. segundo uma senhorinha que no dia da nevasca desceu comigo no elevador isso não é inédito, mas a última vez que aconteceu foi há mais de QUARENTA anos e em dezembro. Acontece que a neve resolveu cair em MARÇO, exatamente nos últimos dias do inverno e depois de que o clima já tinha esquentado bastante.
Foi algo tão surreal que os catalães ficaram eufóricos. Primeiro o trânsito virou um caos, as aulas das escolas foram canceladas, os eventos também. No twitter e no facebook, na tv, não se falava de outra coisa. Saíram todos na rua pra ver e sentir a neve, fazer bonecos, atirar bolinhas. Famílias inteiras juntas, como crianças encantadas com a novidade. Todos com suas câmeras e celulares registrando, e eu, claro, não fiquei atrás.

FOTO: NEVADA FAMÍLIA.

FOTO: QUE TAL VOLTAR PRA CASA PEDALANDO?

FOTO: MEU CAMINHO ATÉ O METRÔ FICOU BRANQUINHO.

FOTO: 2012 É LOGO AÍ.

VÍDEO: REGISTRANDO A NEVE COM CHINA E SEU "GUARDA-NEVE" DE FREVO.

Sem o guarda-chuva era impossível abrir o olho, a câmera não podia ficar exposta, minha bolsa que era preta já estava ficando branca e molhada, eu tava sem luvas e minhas mãos estavam vermelhas e queimando com o frio. O pouco tempo em que estive na rua pra tirar essas fotos foi suficiente pra fazer com que entrasse neve em minhas botas, empapar minhas meias e congelar meus pés. Resultado: tive que voltar pra casa, deixar o pé na calefação, enxugar, trocar meias e botas pra poder seguir pra minha aula. Faca nos dentes e vamo lá enfrentar o gelo! O problema é que nessa hora a neve que caia se transformou em chuva e tudo começou a derreter devagar. Os blocos de gelo caiam dos galhos das ávores e faziam "ploft!" no chão que já tinha virado uma lagoa cheia de "icebergs". A neve fofa virou gelo duro e escorregadio. Fui me esquivando dos blocos que caiam, tentando andar rápido e escorregando a cada 3 passos.
Entrei na sala de aula e cerca de 3 horas depois, ao voltar pra casa, Barcelona estava como se nada tivesse acontecido. O chão molhado como se tivesse chovido um pouco, um gelinho de leve acumulado nos canteiros das árvores e nos cantinhos das calçadas. O céu limpo e cheio de estrelas. Como assim?? Nevou hoje nessa cidade ou eu tava sonhando? O que deixou essa experiência mais incrível foi exatamente isso. Pareceu um sonho. Como se a cidade tivesse se vestido de branco por algumas horas, feito com que todos parassem o que estavam fazendo pra admirar a neve e voltar a ser criança. Uma linda despedida que o inverno preparou. O dia 8/3/2010 vai ser sempre lembrado por essa cidade, e eu estava aqui para vivê-lo.

Ô forma feliz de começar uma semana. Pra completar, hoje chegou a nossa quarta companheira de piso: Flor Maria. Nos juntamos aqui pra brindar sua chegada com Baileys, conversar um pouco. Ela, como eu já esperava, é uma menina super doce e super simpática. Acho que vamos nos dar muito bem.

Pra completar minha alegria, amanhã chegam MINHA MÃEE e minha tia Gueira. Elas vêm passar 11 dias comigo, na minha casinha. Já preparei roteiro, pensei nos lugares pra levá-las, comprei coisinhas pra fazer lanchinho em casa. Ai, ai. Quase não caibo em mim de tanta ansiedade. Nem sei se vou dormir essa noite. Espero que o próximo post seja tão feliz quanto eu imagino que vai ser com as duas Castelo aqui.

2 comentários: