sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Güell

Depois de uma semana de céu cinza e chuva, eis que surge o sol. Num sábado! E qual o lugar ideal para ir num dia como esse? Humm, vamos pensar... ai que difícil. O Parc Güell, é claro!! Aquele dos ladrilhinhos coloridos, das casinhas "de chocolate", do lagarto. Resumindo: um sábado pra realizar um sonho de infância. Fomos eu e a Samara, minha anfitriã-guia, caminhando até o parque. Ele fica pertinho da casa dela. O único porém é que a região é montanhosa, ou seja, uma bela subidinha pra chegar. Subimos por uma calçada apinhada de turístas indo e vindo, parando nas lojinhas de souvenirs.
Chegar no parque é como mudar de planeta. De repente tudo parece de fantasia. As formas são todas orgânicas, curvas, fluidas. Depois o Márcio me fez observar: não existem ângulos retos nas obras de Gaudí. Como assim não existem?? Não existem!! O cara era um louco mesmo. O parque na verdade foi costruído pra ser o humilde jardim de uma casa. O "tio" Güell, dono da parada, era um desses mecenas, além de ser amigo do arquiteto delirante. A sensação que você tem é de que tudo aquilo brotou da terra mesmo. Os muros de pedra têm umas formas que lembram árvores, cavernas, raízes. E os ladrilhos colados nelas, não por acaso, têm motivos de flores, borboletas e cores lindas de primavera.

FOTO: PRIMEIRA VISÃO DO PARQUE. CASTELINHO DE BRINQUEDO.

FOTO: ENTRADA DO GÜELL.

FOTO: LAGARTINHO MAIS FAMOSO DO MUNDO. UMA BRIGA PRA TIRAR FOTO COM ELE.

FOTO: MINHA GUIA-TURÍSTICA.

FOTO: LOUCURAS NO TETO.

FOTO: LOUCURAS DE PEDRA.

FOTO: SENTADA NUM GAUDÍ, CASINHA DE CHOCOLATE COM COBERTURA DE CHANTILY E VISTA PANORÂMICA DE BARCELONA. SE TIRASSEM OS 893837446529272908 TURÍSTAS DO LUGAR E OS VENDEDORES AMBULANTES ESSE LUGAR IA SER O CÉU.

FOTO: DIA DE SOL. PERFEITO PRO COLORIDO DO LUGAR.

FOTO: O TOPO DA MONTANHA.

AH BARCELONA!

Sonho realizado!! Pena que um dia lindo como esses em pleno outono, e ainda por cima sábado, faz com que toDOOs os turistas do mundo e um monte de moradores da cidade visitem esse lugar ao mesmo tempo. Acho que tira um pouco a magia do local. Claro que ele já está na minha lista dos lugares que eu tenho que voltar várias vezes. De preferência num dia de semana. Amigos, venham me visitar! Levar gente pra conhecer é um ótimo pretexto pra estar sempre lá. Agora preciso ir, meu tempo tá ficando escasso. Procurando uma habitación, fazendo trabalhos da faculdade... depois conto mais sobre o que tá acontecendo nos bastidores dos passeios.

Beijos pra todos.

12 comentários:

  1. Amiga, desse jeito terei que visitá-la logo logo! Estou ficando cada dia mais curiosa pra saber mais desse lugar! Muito legal! Beijão...saudades! Ah...essa semana saí do trabalho e o Cássio ia demorar a chegar em casa. Bateu aquela saudade de te ligar pra fazermos um lanchinho... hehehhehehehe. Beijão! Amo tu miga! ;)

    ResponderExcluir
  2. Clarinha estou adorando as narrativas das suas aventuras em terras barcelonescas. Parece que eu estou ai vivendo tudo isso também! Descobri uma maneira barata de fazer turismo sem sair de casa!! Valeu amiga!! Beijo e se cuida viu!!

    ResponderExcluir
  3. Ai que tuuudo, ja tinha visto por foto o Parque Guell e fiquei facinada tb, e continuo vendo só por foto né?! hehe Mas agr pelas tuas fotinhas senti uma realidade maior do lugar. Adooorei! :D

    Ps: impressionante como as europa te deixou beeem mais bonita do que já é! ameeei, tb quero europaa =D

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando suas aventuras amiga....E concordo com a manu vc esta ainda mais linda! Bjo e saudade enorme!

    ResponderExcluir
  5. Lindas fotos...
    Comentários supimpas (é o novo)...
    Poderosa! Adorei!
    Continua aê!
    bjos!

    ResponderExcluir
  6. Gaudí não era louco, apenas natural.
    Não existem angulos retos em nada, absolutamente nada, na Natureza inteira.
    A Natureza é o meu conceito mais próximo de Deus. Nada obtuso, nada reto, nada incongruente.

    ResponderExcluir
  7. Fico tão feliz cada vez que recebo um comentário aqui! Sinto como se vocês estivessem comigo. Amoo todos!!

    ResponderExcluir
  8. "It was a beautiful day
    Don't let it get away
    Beautiful day"

    ResponderExcluir
  9. Clarinha, não preciso dizer que estou ULTRA - MEGA - SUPER orgulhosa da filhotinha do coração.
    E nem preciso dizer que você tá linda porque essa palavra ficou pequena diante de sua beleza interior e exterior.

    Um beijo grande da sua mamy postiçã...

    ResponderExcluir
  10. Amiuga!! Já queria estar ai com vcs.. essas cores, esse sol europeu.. hmmmmm..que delicia! É a primeira vez q comento mas já li tudo..hehehe.. ah, minha fia tem jeito pra escrever viu.. os detalhes, tudo, parece q tu tá é falando..adorei!!
    Beijoooooo no coração

    ResponderExcluir
  11. Claaaarinha.....tenho surpresa pra ti...:) estarei indo prai logo logo...hsuahsau...bjaaaaoooo

    ResponderExcluir